Currículo VIFER Atualizado

Apreciação da obra

VITOR FERNANDES-VIFER- está em contato contínuo com a vida, analisando e descrevendo as mensagens ocultas do coração na tela, sempre com uma mão segura e consciente de suas habilidades expressivas.
Com a suavidade de sua mão e com uma característica hábil, VITOR FERNANDES-VIFER  mostra-nos o contato direto entre a vida e o sentimento puro, com a natureza instintiva de seu gesto pictórico que, embora rigorosamente premeditado, é rico e vital.
VITOR FERNANDES-VIFER- é um artista que nos leva para passear em nosso tempo e representa livremente sua história da realidade através da arte.
Com grande habilidade, seus sinais pictóricos são delicados em sua fisionomia e habilmente delineados nos detalhes e uma luz difusa os envolve, acompanhando-os e aprimorando suas cores e sinais.
Em suas obras o artista se inspira na criação de suas obras a partir de seu próprio instinto criativo, transportando o observador para uma dimensão paralela de sentimentos, emoções e sensações que se desdobram oscilando entre as cores de suas obras, combinadas com as vibrações de sua alma que vão além do design e da forma.
VITOR FERNANDES-VIFER- na representação de seu caminho artístico também é marcado pela influência dos grandes mestres do informal e, portanto, protagonistas absolutos do ato criativo do Mestre, tornam-se cor e luz, que se abrem em suas obras em um gesto vital e livre.
A cor marca o ritmo das obras com tonalidades importantes, em uma exuberante explosão em que os pigmentos se sobrepõem e se alternam em vários níveis, em um fascinante jogo de dissoluções e referências emocionais.
Em sua extensa produção, o artista sempre tem uma nitidez controlada de combinações de luzes, sombras e cromaticidade e graças a um excelente domínio da técnica, ele demonstra sua capacidade de reproduzir com compostura, mas também com formidável liberdade estética, a fisionomia do sujeito representado, um elemento natural ou a forma abstrata representada.
Por fim, pode-se dizer com certeza que não é possível entender o trabalho artístico de VITOR FERNANDES-VIFER- colocando apenas ferramentas cognitivas, semânticas e conceituais no campo: a compreensão de sua arte passa por uma forte resposta emocional, fundamental para a perceção estética de suas obras.

Apreciação da obra de Vitor Fernandes-VIFER- por Dr. Luigi Cerruti
Presidente Ass.Cultural VARAGGIO ART
(Traduzido do italiano)

Veja tudo aqui:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *